quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Foto: http://atuleirus.weblog.com.pt/


Segundo a Wikipédia, em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire traits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.


Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock. Mas é importante ressaltar que o dia mundial do rock não é apenas um dia estipulado por sua música ou pela mídia, mas também pelo seu envolvimento político e social que crescia a cada década (crescia, que fique bem claro!) e que foi simbolizado durante o festival de rock LIVE AID, realizado em 1985.

No Brasil a data passa incólume, talvez pelo fato do rock nacional ter definhado e hoje podermos contar apenas com raras exceções. Na maioria das vezes as bandas que dizem tocar rock não passam de um bando de garotos mimados, de roupas coloridas e cabelo espetado ou na chapinha, cantando modinhas para servir de fundo musical na televisiva Malhação.

O rock nacional perdeu impulso e hoje quase não se houve material de qualidade. Nos anos 80 havia grande safra de bandas nacionais, com atitudes e alguma causa a defender, que não fosse simplesmente a vendagem de cd’s. As letras das músicas faziam algum sentido, tinham mensagem e não uma mera repetição de frases melosas e sem nexo, onde segunda rima com bunda.

A junção de diversos estilos também contribui em muito para o cenário grotesco e decadente do rock nacional atualmente e não raro, por vezes não se sabe qual estilo de música ouvimos, tal é a profusão de “sons inovadores”, modernamente perturbadores e preocupantes para os amantes do bom e velho Rock’n’Roll. Era isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!