sábado, 10 de julho de 2010

Cinza x Verde



Se excetuarmos o caso do goleiro Bruno (sei, também não agüento mais ouvir sobre isso em todos os canais), ecologia é o tema do momento. Mesmo assim, aqui em Esperantina a temática passa ao largo, pois a cidade cresce sem maiores preocupações com as áreas verdes. Basta um rápido passeio para constatar isso. Novas construções avançam insaciáveis sobre o verde, sem compostura. Os sobrados que aqui existem, são pobres em arquitetura e em plantas, verdadeiras caixas de morar.

Os residenciais construídos para contemplar os alagados da última enchente terão área verde? Dificilmente. Com mais esta carência na área urbana da cidade aumenta a ocorrência de temperaturas mais quentes por excesso de áreas impermeabilizadas; mudanças nos períodos e nas intensidades das chuvas; enchentes por falta de cobertura vegetal que absorva a água, entre outras tantas distorções que causam perda na qualidade de vida dos seus moradores. Aqui tudo se faz às pressas, mal e porcamente. Também, quem fiscaliza? O único verde que parece realmente interessar por aqui é o das notas de R$ 100,00.

A cidade tem (??) um Plano Diretor cuja única utilidade até o momento é preencher gavetas de armário. Ruas são abertas seguindo antigos caminhos, tortuosos, estreitos. A cidade tem um dedo-duro do CREA apenas para informar e multar aqueles que constroem irregularmente. Auxiliar no planejamento de ruas e quiçá da cidade, nem pensar.

Não haverá cidades sustentáveis sem corrigirmos essa distorção, que tem muito a ver com a falta de educação e instrução dos seus moradores e interesse de seus governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!