quarta-feira, 26 de maio de 2010

Censo 2010



Dia 30 (domingo) se realizará mais uma etapa com vistas à realização do Censo 2010 em todo o Brasil. Desta vez, será efetuado concurso que visa selecionar os recenseadores, responsáveis diretos pela coleta de dados de cada cidadão habitante no Brasil.

Pena que em Esperantina, como em outros lugares Brasil afora, muitos não dêem importância ao censo. Uma parte do desinteresse da população se explica pelo fato de que o censo quase sempre é realizado em ano eleitoral. Quando o recenseador chega no domicilio para entrevistar os moradores é recebido com desconfiança pelos mesmos, que por vezes não conseguem distinguir o que é o trabalho do censo com as inúmeras pesquisas eleitorais que nos aporrinham a paciência.

É comum ainda que politicos não dêem a devida atenção e nem acompanhem os serviços censitários, preocupados que estão em angariar votos no período. Depois que o resultado é divulgado - ocasião em que muitas vezes constata-se que a população diminuiu - é que os gestores se dão conta de que a partir de então a cota do FPM cairá e os repasses federais para desenvolvimento do município também. Aí já é tarde demais, só restando esperar pelo próximo censo que, com sorte, acontecerá daqui a dez anos.

O dito concurso é uma ótima oportunidade para estudantes e desempregados conseguirem algum dinheiro trabalhando na coleta de dados. Ganham os contratados e ganha mais ainda o país, que pode assim melhor aplicar os recursos públicos em obras e melhorias para os brasileiros em geral, uma vez que os dados coletados retratarão realidades sociais dos mais distantes rincões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!