domingo, 4 de abril de 2010

Oráculos. Quem merece?




De acordo com a Wikpédia, oráculos são seres humanos que fazem predições ou oferecem inspirações baseados em uma conexão com os deuses. No mundo antigo, locais que ganharam reputação por distribuir a sabedoria oracular também se tornaram conhecidos como "oráculos", além das predições em si mesmas. O oráculo é a resposta dada por um deus que foi consultado por uma dúvida pessoal, referente geralmente ao futuro. Estes oráculos só podem ser dados por certos deuses, em lugares determinados, pelas pessoas determinadas e se respeitando rigorosamente os ritos: a obtenção do oráculo se assemelha a um culto. Além disso, interpretar as respostas do deus, que se exprime de diversas maneiras, exige às vezes um aprendizado.

O estado do Piauí também tem seu oráculo. Por que não? Em mais um capítulo da enfadonha novela eleitoral do estado, o governador afirmou que, para o bem do povo, ficaria no governo após passar a noite conversando com deus. Logo após, atendendo a chamamento do presidente, resolve fazer o bem ao povo desobedecendo ao hipotético dador da vida, enviando para as calendas gregas acordos e assemelhados, longamente debatidos e agora solenemente ignorados.

Os desdobramentos dessas conversas do além aqui em Esperantina poderão ser percebidos a partir de segunda-feira, quando o dono dos lotes políticos de que se constituem os diversos órgãos governamentais do estado aparecerá, dando as cartas.

Assistindo a tudo, resta-nos esperar o novo Moisés imbuído de liderar o povo, abrindo mares, em busca das delícias do paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!