sexta-feira, 16 de abril de 2010

A natureza pede socorro!




A temática ecologia infesta os noticiários do mundo inteiro. Hora é uma enchente aqui, culpa do aquecimento global; hora o aumento no índice de pessoas com câncer de pele, culpa do buraco na camada de ozônio e segue um rosário de insinuações.

Enquanto isso, em Cocal City...

Eis que ao fazer a leitura diária dos noticiosos locais – pois é, encontro estampada e repetida (Ctrl+C, Ctrl+V) nos mesmos a notícia de que o chefe do executivo local foi à capital em busca de recursos. Até aqui nada de anormal, ossos do ofício. Ponto. O que segue adiante é aterrador: na matéria lê-se claramente que a finalidade da busca de recursos é, entre outros, para reformar a cachoeira do urubu! Isso mesmo! Reformar a Cachoeira do Urubu. Se fossem simplesmente as estruturas como passarela, quadras, banheiros, bares e assemelhados, tudo bem, há anos isso é necessário. Mas não, na matéria está claro: querem reformar a cachoeira! Yes, we can, diria Obama.

Quantos milhares de anos a natureza levou para esculpir aquelas formas, as tais piscinas naturais, tão admiradas por todos que a conhecem e de repente... a reforma. Mundo cruel. Maldito progresso. Maldito capitalismo. Como ficará a cachoeira, carro-chefe do turismo local? Será que aumentarão o número de quedas d’água? Ou apenas as deixarão mais altas? Será que vão tapar todas as reentrâncias das pedras?

Alguém tem que fazer algo. Contatemos então os órgãos responsáveis pela proteção da natureza, o WWF, o Green Peace...

Um comentário:

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!