segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sinal dos tempos



Com a realização do presente concurso para a prefeitura de Esperantina nota-se que é grande o número de pessoas que, mesmo tendo concluído curso de formação superior, concorrerá a uma vaga para o cargo de vigia, que exige qualificação mínima de ensino fundamental. Convenhamos que não há um teto limite de formação e nem demérito algum na função, mas creio que a consciência manda que façamos concursos para as área em que nos formamos. Alguém que completa os estudos até o 3º grau supostamente teria mais conhecimentos que os de nível fundamental. Neste caso, há concorrência desleal.

Nenhum exemplo seria melhor que este para demonstrar o baixo nível de formação de certas universidades. Ou o problema estaria nos alunos? Supõe-se que alguém que conclui um curso dito superior estaria qualificado para concorrer em certames que exigem tal nível de ensino. De que valeram então 4 anos de academia?

Ultimamente podemos ver muitos casos de pessoas concorrendo a cargos de qualificação mínima, como vigia e fica a pergunta: porquê? A função de vigia está supervalorizada ou a de professor continua em decadência? Não quero crer que muitos se inscrevem apenas com a perspectiva de "trabalhar pouco e ainda dormir no emprego", como já ouvi afirmações.

Lembro agora de ter lido trecho de uma entrevista em que um repórter norte-americano(?) perguntou ao ditador Fidel Castro: é verdade que em Cuba as universitárias são prostitutas?
Ao que o ditador respondeu:
- Não. Aqui as prostitutas é que são universitárias!

Fazendo um paralelo com a situação daqui, ficaria assim:
- É verdade que em Esperantina vigias têm formação universitária?
- Não. Em Esperantina universitários formados se empregam como vigias.

2 comentários:

  1. além da descredibilidade das instituições públicas, o importante é está recebendo algum trocado no fim do mês para alimentar as cabeças de prego de dentro de casa, melhor do que não receber o diabo do NADA.
    Então isso se torna um vício: os ditos SUPERIORES estarem trabalhando em áreas INFERIORES quanto ao nível educacional.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, primeiramente queria elogiar sua postagem e dizer, que o mais apavorante não é nem essa concorrência desleal e sim a grande possiblidade de haver fraude nesse concurso, pois se quizeres saber dos antecedentes dessa fundação é só colocar a frase: FUNDAÇÃO CAJUINA FRAUDE,que vcs poderão observar que essa fundação não é lá essas coisas..ficarei na torcida aq para que ocorra tudo de forma LEGAL e que o prefeito faça a juz ao seu slogan: Esperantina Para Todos..o que nos resta é esperar pra que vê no que vai dar...MArcos

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!