sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tormentos


Esperantina é bem dotada de rádios comunitárias, mas realmente necessitamos delas?

Segundo a ANATEL “O Serviço de Radiodifusão Comunitária trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

Ainda a ANATEL: As prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária podem transmitir patrocínio sob a forma de apoio cultural, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida. Entende-se por apoio cultural o pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, sendo permitida, por parte da emissora que recebe o apoio, apenas veicular mensagens institucionais da entidade apoiadora, sem qualquer menção aos seus produtos ou serviços.

E o que temos neste território bendito e ordeiro? Por aqui o tal “apoio cultural” mal disfarça a cobrança dos caraminguás dos anunciantes, disputados a tapas pelos, vamos dizer, locutores, com a devida licença poética.

Por aqui, grupo político que se preza tem que ter uma rádio para chamar de sua, para melhor defender seus interesses a população. O proselitismo impera nelas, seja religioso, seja político. E que não me venham com argumentos chulos para defender mais esta excrescência municipal.

As notícias - entremeadas por comentários muitas vezes dispensáveis - apenas são leituras de outras notícias catapultadas de outros meios de comunicação e a prestação de serviços não resiste a um olhar mais apurado. Isso sem falar que alguns barões do gogó - por vezes - se consideram a última coca-cola no deserto, auferindo para si o poder de forçar a prestação de serviços pelas instituições, numa espécie de rascunho borrado de Moisés a liderar o povo, abrindo mares, quando necessário, até a terra prometida ou o atendimento de súplicas.

Cada povo tem a BBC que merece.

5 comentários:

  1. Caro blogueiro, muito bom o post, mais o que eu acho de mais nojento aqui em relação a rádio comunitária, é que a rádio da igreja faz propaganda em beneficio do prefeito atual.vc ja ouvi alguma vez os locutores daquela rádio criticando a atual gestão?sabe porque não?a maioria deles ocupam cargos comissionados na pefeitura,só ocupam mesmo, porque trabaçhar mesmo eu não tô pagando para vê.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Caro blogueiro, muito bom o post, mais o que eu acho de mais nojento aqui em relação a rádio comunitária, é que a rádio da igreja faz propaganda em beneficio do prefeito atual.vc ja ouvi alguma vez os locutores daquela rádio criticando a atual gestão?sabe porque não?a maioria deles ocupam cargos comissionados na pefeitura,só ocupam mesmo, porque trabalhar mesmo, eu não tô pagando para vê.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Caro blogueiro, muito bom o post, mais o que eu acho de mais nojento aqui em relação a rádio comunitária, é que a rádio da igreja faz propaganda em beneficio do prefeito atual.vc ja ouvi alguma vez os locutores daquela rádio criticando a atual gestão?sabe porque não?a maioria deles ocupam cargos comissionados na pefeitura,só ocupam mesmo, porque trabalhar mesmo, eu não tô pagando para vê.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. vamos falar o que nos guia.
    Quando o Rodrigo chorar mais um pouco vou divulgar na falida rádio de burros chamada de CHIBATA.
    dá licença meu povo
    abraços seus chorões

    ResponderExcluir
  5. A você petista anônimo, suas palavras são como palhas ao vento, vc fala o que vem na sua boca se baseando somente em seu extrato bancário. Não há argumentos, o que há é um processo denso que revela com gigantesca fartura documental as provas cabais que descrevem e atestam toda a ação de uma quadrilha perigosa, de corruptos delinquentes e fortes candidatos à dias turvos e inadefensáveis.
    Foi necessário que vocês movimentassem um Governo inteiro, comprasse a imprensa de todo o Estado, alugassem a preço de ouro sindicatos e lideranças políticas, distribuissem milhões de reais em cédulas e obras, além de cometerem toda sorte de crime e perseguição doloso e insessante, para que conseguissem ultrapassar nas urnas. mesma que vocês com suas atitudes insanas e diabólicas já nos provaram não acreditar existir.
    Não haverá, por mais que tentem e creiam, uma situação de impunidade capaz de livrá-los de tantos crimes.
    É esperar as horas. O tempo urge e é soberano. Esperantina logo logo estará respirando tranquila, confiante e verdadeiramente feliz novamente..

    Paulo Sousa

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!