quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cidade sem lei...


...ou não. Leis as temos. Até demais. Somente há dificuldades em cumpri-las. No final da tarde de hoje mais um acidente no trânsito nos faz emergir à tona da realidade: estamos perdendo o jogo para o vandalismo, seguimos a passos largos para o caos da marginalidade.

Nosso trânsito desvairado faz vítimas repetidamente, embora há pouco tempo a cidade tenha sido tomada pelos otimistas de plantão, que em pleno êxtase acreditaram nos efêmeros resultados das tais “blitz educativas” realizadas no decorrer de uma longa semana. É como aquele jargão: de boas intenções...

Até quando assistiremos apalermados à sucessão de acidentes ocasionados por imperícia/imprudência de motoristas inaptos? A reação da população será como sempre, tímida e receosa? Continuaremos na eterna espera de boa vontade dos escolhidos?

Para muitos motoristas, os semáforos (pois é) são apenas enfeite. Ninguém pode se arriscar e confiar que uma determinada rua tem sentido único de trânsito sem correr o sério risco de engrossar o rol de vítimas. Os veículos que transportam pessoas para a zona rural ou outros municípios costumeiramente infringem regras básicas, como ao parar no meio da rua para atender as vítimas pessoas; as inúmeras motos com reboque, que transportam mercadorias pelas ruas da cidade não possuem segurança e nem a ofertam, são bólidos que amedrontam e assim a lista segue, interminável como a relação de comissionados.

A temporada de fóruns está à vista (2010) e não será de espantar se formos presenteados com um deles para “estar vendo” os problemas no trânsito local, para depois da plenária estadual e federal, “estar encaminhando” para o setor competente a possível resolução do problema e, pela enésima vez, tudo será resolvido neste retiro de verdes ramagens. Simples assim.

Enquanto isso, a população paga impostos abusivos para manter seus veículos dentro da legalidade. E essa grana serve para que então, senão para implementar ações e melhorar as condições de trafegabilidade?

2 comentários:

  1. pra onde vai mesmo tanto dinheiro que o DETRAN recada da sociedade?
    Enquanto não haver fiscalização e consequentemente punição para os infratores que não param no semáfraro, os que andam na contra mão e na maoir velocidades pelas ruas esperantinenses não veremos resultados positivos
    O pior de tudo é que a sociedade também tem culpa sobre estes episodios. Como?
    quando querem punir os infratores já dizendo que não aceitam, pois acham que é uma questão partidária, os mesmos (partidos) então não fazem nada com receio de perder votos.

    E assim a vida esperantinense vai andando pela contra-mão de uma vida digna, saudável. Continuem vivos para ver pessoas morrerem, só espero que não seja vocês que estão lendo este comentário.

    ResponderExcluir
  2. esse é o governo do PT...

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!