quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os fins justificam os meios?

Imagem:fernandonogueiracosta.wordpress.com


Quando Maquiavel supostamente afirmou que os fins justificam os meios criou-se celeuma em torno deste pensamento e até hoje as opiniões se dividem, com defesas acaloradas pelo sim e também pelo não.

O recente episódio da cassação do mandato do prefeito de Esperantina é um caso clássico para uso desta frase. Os fins justificam os meios? Segundo a peça jurídica, pesou para a decisão deste caso o fato de que o acusado teria sido beneficiado com obras e serviços durante o período de campanhas, com a finalidade de beneficiá-lo eleitoralmente. Os fins não justificariam os meios, neste caso.

Instado a respeito em determinada ocasião o prefeito cassado, para quem os fins justificariam os meios, disse que o que fez foi em benefício da população[i], que sempre ajudaria necessitados, “custe o que custar”. No momento, custou caro.

A discussão não termina assim, fácil. Para os que defendem que os fins justificam os meios já foram formuladas indagações do tipo: então você aceitaria a tortura de suspeitos como meio válido para adquirir informações sobre atentados terroristas, por exemplo? Mas e se alguém rouba comida para alimentar pessoas famintas, o ato não justificaria a finalidade? O debate é análogo à armadilha da areia movediça, quanto mais tentativas se possa fazer para sair, mais se aprofunda.

Ao largo do questionamento e possível (?) solução do imbróglio, a população fica à espera de ações simples, como a coleta regular do lixo nas ruas; que alguém encarecidamente se lembre de retirar aquela árvore caída há dias em frente à Biblioteca Municipal; que se lembre de construir um estádio para os peladeiros, que faça... Enfim, a vida continua, inexoravelmente.


[i] Esta oposição que está aí não tem coragem de enfrentar esse neguinho aqui nas eleições porque Eles sabem que perdem e o verdadeiro motivo de minha cassação foi porque agimos durante a enchente para salvar vidas, foi só isso que aconteceu, ou seja, aonde tiver uma pessoa passando dificuldade o meu governo e o da presidente Dilma, vai ajudar as pessoas curte o que custar”, falou Chico Antônio. Disponível em http://jornalesp.com/2011/03/01/exclusivo-prefeito-chico-antonio-e-recebido-com-aplausos-por-partidarios-e-populares-em-esperantina/.

Um comentário:

  1. É muito focada sua visão do momento: o bem da sociedade.O pensamento está espetacular, digno, maquiavélico.

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!