sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mão dupla


Enquanto a imprensa nacional sacia a sede por tragédias com o episódio do atirador na escola, resolvi procurar por algo menos sanguinário, digamos assim.

Desta forma, dei uma olhada nos indicadores de desenvolvimento do estado do Piauí e constatei o óbvio: enquanto o sul do Piauí busca se desenvolver em áreas diversas como agricultura e mineração, por exemplo, o norte do estado parece entorpecido pelo calor. Mais especificamente, enquanto aqui em Cocal City se faz festa para entrega de cartões de bolsa família, como se fosse a suprema realização, no sul do estado esforços são envidados no sentido de explorar as potencialidades da região, que não são poucas.

Não demora e o sul do Piauí será um novo estado e, continuando a saga desenvolvimentista, bem mais desenvolvido que o norte, com seus hábitos coloniais com nova roupagem. Vemos aqui a turma se gabando do esplendor da natureza, que nos brindou com uma cachoeira maravilhosa mas... e daí? Ela por si só não nos conduzirá ao píncaro do desenvolvimento, mesmo porque a mesma não está lá muito apresentável.

Enquanto isso, a visão do restante do país é a de que o estado é um imenso ralo, um sorvedor do dinheiro público, que pouco ou nada faz para sair da letargia. Até quando viveremos assim não é possível vislumbrar, mas se nada de efetivo for feito, vez por outra surgirão comentários comparando o estado com certa parte da anatomia humana e o máximo de reação será a emissão das famigeradas e temíveis notas de repúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!