domingo, 23 de janeiro de 2011

Bucolismo


Dando continuidade ao projeto de embelezamento da cidade, recentemente as árvores da praça da biblioteca tiveram seus caules pintados de branco. Espantoso! Nem só com meio-fio branco se cuida de uma cidade.

Havia algum tempo que não via tamanha tolice barbaridade em Cocal City. O que aconteceu? Por qual motivo as árvores foram convertidas em objetos de decoração? A despeito disso, não vi ninguém protestando contra tal insanidade. Os cavaleiros do apocalipse ecológico não se pronunciaram nem atrapalharam o trânsito com passeatas (como se isso fosse possível).

Enquanto muitos municípios brasileiros já estabeleceram proibições quanto à “pintura” de troncos de árvores, por aqui o hábito ressurge.

Curioso, pesquisei sobre o porquê de tal ato e constatei que este problema cultural, não passa de um folclore (oba, finalmente temos um), pois acreditava-se que a cal impedia a subida de formigas nas árvores. Mas isso acontecia há muito tempo.

Apesar de esse processo ter viés cultural, devido ao costume antigo de passar a calda bordalesa (tradicional fungicida agrícola) nas árvores para protegê-las de pragas e doenças, uma coisa é passar um fungicida visando a proteção das árvores, outra é pintar as árvores com cal para deixar o ambiente com aparência de cuidado e limpo.

Um comentário:

  1. Boa colocação, professor. E cadê os ambientalistas...? Fica a pergunta não é... A cocal city tá ficando branca de cal...SIm aquel "calzim" que pintamos as paredes de nossas humildes casebres, onde a PTzada faz, fez.

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!