quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Amnésia coletiva

Foto: www.fmanha.com.br

Recente pesquisa divulgada pelo TSE indica que grande parte do eleitorado brasileiro não lembra em que votou nas eleições de outubro passado. Isso bem mostra o interesse da população pelo tema e lança luz sobre as votações históricas de candidatos.

Os resultados da dita pesquisa vêm apenas corroborar o que já é de amplo conhecimento de alguns: que os resultados das eleições são grandemente afetados pela conhecida prática do Maria-vai-com-as-outras. Poucos ousam investigar o passado ou mesmo checar informações sobre determinados partidos ou candidatos, preferem a maneira mais fácil: simplesmente votar em quem está à frente nas pesquisas eleitorais, daí resultando a enxurrada de pesquisas feitas nos períodos eleitorais, uma vez que esta tendência foi descoberta pelos marqueteiros, os verdadeiros condutores das disputas.

Se as pessoas não lembram em quem votaram, como podem solicitar ou mesmo criticar os atos políticos dos mesmos? Enquanto isso, a falta de interesse em escolher bem um candidato - missão difícil, diga-se de passagem - torna mais fácil a vida daqueles que já exercem mandatos, visto que já são conhecidos e são conhecedores deste desleixo, digamos, no exercício da cidadania, em bom populês. De nada adiantam então as campanhas pelo tal voto consciente, embora nunca tenha visto alguém votar inconscientemente.

E você ai, um dos cinco leitores deste blog, feliz da vida, rindo satisfeito porque seu candidato foi eleito. Mas quem era ele mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!