sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia do servidor público



Alvo do anedotário popular como símbolo da ineficiência, o servidor público é o pobre diabo encarregado de mover e fazer funcionar a máquina pública. Com altos ou míseros salários ele está lá, todos os dias, trabalhando em prol da comunidade, fazendo seu serviço para outros colherem os louros por eles. Tá bom, alguns nem tanto assim.

Ainda visto com bons olhos por boa parte da população pela estabilidade e perspectiva de aposentadoria, a carreira ou mais especificamente o servidor sofre com uma praga que corrói e mina seus esforços diários: o servidor indicado, aquele que, ao contrário da maioria que rala e estuda para conquistar uma vaga, apenas apresenta o título de eleitor para conseguir trabalho. Funciona assim como uma inexigibilidade de licitação, quando o serviço ou prestador dele é escolhido por ser imprescindível e sem concorrentes à altura. Não raras vezes os não efetivos têm maiores oportunidades até que o funcionário de carreira, por contar com a simpatia e proteção de quem os indica.

O servidor público é tão irrelevante a certos olhos que no dia dedicado a homenageá-lo ele não receberá um abono, diferentemente do que aconteceu com a classe dos professores no seu dia, quando foi decidido que não haveria gastos com festa, o dinheiro para tal seria revertido sob a forma de abono salarial. Não. Com o funcionário público a cantiga conversa é outra. E N-I-N-G-U-É-M abriu o bico para se pronunciar neste caso. N-I-N-G-U-É-M sugeriu alternativas.

Como se não bastasse o trabalho rotineiro, no dia dedicado a ele as atividades alusivas à data iniciam às 5:30 da manhã com caminhada, se estendem por palestras e somente às 9:00 vem o café da manhã, hora em que possivelmente muitos já estarão mais fracos que choque de lanterna. Não, obrigado. Se caminhar faz bem à saúde, que caminhem os doentes, já disse o sábio. Geladinha que é bom nem pensar, né?

3 comentários:

  1. rapaz e pois nao é que só tinha umas 20 pessoas na caminhada? Não e so tu que não quer acordar cedo não...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, os professores só ganharam bonus pq é dinheiro federal, talveaz até sobra. Mas a questão toda é que eu nao sabia que o fundeb dava dinheiro pra fazer festa não.
    Um leitor

    ResponderExcluir
  3. deve ser porque servidor público não ganha dinheiro federal.

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!