quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Já vi isso antes ou Deja vu do miserê


Vivemos cercados de cenários os mais diversos possíveis. Enquanto nos mostram o Piauí que dá certo, tomamos conhecimento de que nem tudo vai tão bem assim, como nos querem fazer crer.

Hoje fomos informados de que a vizinha cidade de Luzilândia teve mais uma vez um banco assaltado. Na Tv somos informados que o estado é um dos mais tranqüilos do país, na vida real tomamos conhecimento da fragilidade da segurança pública naquela cidade, entre outras tantas.

Se não bastasse isso, na penitenciária regional de Esperantina - aquela que só abrigaria presos de baixa periculosidade, alguém lembra? – alguns detentos, conhecedores da fragilidade da segurança do local e ainda de que o pouco efetivo da cidade havia sido deslocado para Luzilândia, resolveram se amotinar, com vistas a empreender fuga, atormentando parte dos habitantes de Esperantina. Tudo isso aqui, em um estado que é tranqüilo, onde os moradores são felizes, segundo declarações.

Não fiquemos de olho apenas nos índices mesquinhos da educação, estamos carentes de políticas de segurança também. E que não venham com a conversa fiada de que isso são apenas episódios isolados. Os programas de TV gerados no estado nos apontam para um destino incerto e inseguro às vistas de todos. Pergunto: e a segurança, também é para todos? Poderemos novamente andar tranquilamente pelas ruas ou precisaremos nos isolar em nossas casas esperando ser a próxima vítima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!