terça-feira, 23 de novembro de 2010

Apenas mais um feriado


Foto: djsanmix.blogspot.com

No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o município de Esperantina ganhou mais um feriado. Legal, mas se não me falha a memória, a roda já foi inventada a alguns dias.

Com a instituição do mesmo a data, já específica e dedicada aos debates sobre a questão da consciência negra perde um pouco em participação, pois o feriado só tende a evidenciar o já conhecido desleixo da população, visto o que já acontece com outras datas comemorativas, que passaram a ser encaradas apenas como mais um feriado no calendário, um dia de folga entregue ao ócio.

Bem mais útil - se este era o objetivo - seria promover mesas redondas para o fim a que se destina o dia, ocasião em que se poderia propor, por exemplo, a inclusão da disciplina História da Cultura Afro-brasileira no currículo das escolas municipais, pondo em prática a tão discutida, porém desprezada lei nº 10.639/03, que instituiu e ninguém aplicou o ensino de tal disciplina nos currículos escolares do ensino médio.

Na data merecemos mais do que assistir a uma roda de capoeira ou ouvir idolatria a Zumbi. Promover debates e não a fuga deles, eis a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!