quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Leia Mais, Seja Mais

Imagem: Site Ministério da Cultura.

A segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais começou nesta quinta-feira (2) e ficará no ar durante todo o mês de agosto.

O objetivo é fomentar e valorizar os hábitos de leitura, além de incentivar o uso das bibliotecas públicas em todo o país.

A ênfase é chamar a atenção para a leitura como atividade prazerosa e também como um caminho para o crescimento pessoal dos leitores.


O texto acima, publicado no site do Ministério da Cultura tenta incentivar a prática da leitura aos brasileiros dos mais distantes rincões. Tarefa hercúlea e ingrata, pois o que vemos atualmente é que grande parte da população do país se interessa mais pelo que a TV oferece, leia-se Reality Shows, programas de auditório que exploram a intimidade alheia e que nada acrescentam aos telespectadores e ainda os intragáveis humorísticos com cara de quarta-feira de cinzas. Mas a ideia é boa e elogiável.

Localmente é com tristeza que vejo mais uma campanha que não dará certo, primeiro porque a única biblioteca pública do município se encontra fechada para reformas e ampliação, sem prazo para conclusão, embora a placa comemorativa ao grande feito indique que o prazo para a conclusão da obra seria de apenas  90 dias.

Em segundo lugar poucos são os leitores por aqui. A única banca de revistas da cidade tem pouca variedade de livros e só não fechou ainda porque varia a oferta de livros com revistas das mais variadas espécies, embora pouco informativas, mas já é um alento.

Neste momento me pergunto onde será que os usuários de certa rede social muito popular por aqui compram seus livros, que não são poucos. Para quem ainda não se atentou ao fato, basta visitar a esmo os  perfis de esperantinenses pela rede e ver que lá - ao menos - fica-se a par de que todos ou a maioria posta que praticam o saudável hábito da leitura e os livros são bem variados no geral. Só não peça aos virtuais leitores que expliquem ou deem opiniões sobre o conteúdo destes livros supostamente lidos.

Fim de papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!