terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tá explicado, então.

O pessoal do comércio em Esperantina a exemplo do que ocorre no restante do país, tem forte lobby influência, vira e mexe mostra seu poder, conseguindo interferir até mesmo na aplicação de leis, sustentáculo da vida em sociedade.

Há poucos dias uma equipe de fiscalização do trânsito deixou de atuar na área do município, sob a alegação de que “acabaria” com o comércio local, segundo desassossegados empresários. Pela lógica torta, os carros que transportam pessoas e cargas da zona rural e de outros municípios são responsáveis pela oxigenação do comércio local, sem os quais a quebradeira será geral, não importando se para isso as pessoas sejam carregadas como animais, entre mercadorias, poeira, sacolejos e o sol inclemente.
Imagem: busuemaracaju.blogspot.com
Alguns meses atrás foi a vez dos proprietários de motocicletas reivindicarem, devidamente subsidiados pelo apoio dos comerciantes, a não realização de blitz que – suprema heresia - estavam apreendendo as motos em situação irregular, com documentação atrasada ou sem ela. Os motoqueiros não conseguem pagar taxas caríssimas das motos que compram a preço de banana, ou vice-versa. Conseguiram não só o fim das blitzes como também a isenção do pagamento das taxas relativas aos anos anteriores a 2011. Agora é só passar mais quatro anos sem pagar e esperar nova anistia, aproveitando este intervalo para rir dos manés que pagam seus impostos em dia.

Seguindo a deixa – impedir a estagnação do comércio local -, seria de bom alvitre que os demais impostos também fossem anistiados, como ISS, IPTU e centenas de outros, visto que tiram os parcos recursos do setor produtivo, que poderia empregar melhor essas quantias, como pagando planos de saúde para os seus, já que a saúde que o estado oferta aos populares é financiada com parte dos impostos que seriam arrecadados.

Um comentário:

  1. Não precisa mais que uma analise perfunctória pra perceber a descarada estratégia do governo pra arrecadar dinheiro. Primeiro veio a dura fiscalização que caiu de para-quedas em Esperantina e em todo o Estado, foram milhares de motos "atrasadas" apreendidas, veículos que talvez nunca teriam sua documentação posta em dia. Aí, com os pátios lotados, o detran, como num conto de fadas, resolve "anistiar" todo mundo em troca apenas do pagamento da última parcela atrasada e do seguro. São milhões de reais que nunca veriam os cofres do governo e que diante de uma oportunidade única tiveram que ser para ele destinados... e o melhor, a imagem do governador que antes era de carrasco passa a ser de bonzinho e salvador. E mais uma vez quem paga suas contas e impostos em dia "se deu mal"!
    ...
    PIAUI/ESPERANTINA: você não vale nada mas eu gosto de você
    .
    .
    .
    ex lege

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!