sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reminiscências


Imagem: http://bikeveiaklub.blogspot.com
Mal comparando os dias de hoje com a época-auge da juventude ou mesmo da simples lembrança dos tempos de criança, infalivelmente vamos lembrar dos anos 80, onde o máximo da rebeldia era retirar a garupa da bicicleta, virar o guidão para baixo e circular pelas ruas, se achando a bala que matou a Norma e se não possuía bicicleta de gente grande o grande barato eram as monaretas da Monark. Hoje as motos tomaram a preferência das pessoas, com as rodas esportivas, adesivos personalizados e canos cadron, para infelicidade de muita gente.

Se hoje a animação dos finais de semana foi transferida para clubes, lan houses e cachoeira, no passado não muito distante a beira-rio era o local preferido e único. Por vezes aos sábados, vezes aos domingos, a diversão era certa, não havia tantos bares, pois os campinhos para futebol nos bastavam. A tranqüilidade do local não era surrupiada pelos estrondosos sons automotivos. Era divertido encontrar os amigos da escola e consumir dimdim para aliviar o calor.
Imagem: http://pontomaximorn.blogspot.com
Se hoje é difícil concorrer com a futilidade das redes sociais, tínhamos os caderninhos com perguntas e respostas nada óbvias, às vezes comprometedoras até, que respondíamos na sala de aula ou nas brincadeiras nas calçadas e praças. O que dizer dos carrinhos de rolemã? Mas os campeões da diversão mesmo eram o jogo de peteca e triângulo para os homens e pular elástico para as mulheres, atividades praticadas principalmente nos horários da educação física – sim, fazíamos educação física de verdade, não ficávamos somente improvisando trabalhos e brincadeiras para ganhar nota! Também não ficávamos à espera de jabaculê oficial para os eventos esportivos, mesmo estes sendo praticados por diversão e não para evitar uso de drogas, raras e caras para a maioria da população à época.

Mas enfim, a cada tempo seu tempo! O que hoje nos parece sem graça será lembrado com nostalgia pelos que vivenciam e se deliciam com os meios que dispõem.

Um comentário:

  1. Legal mesmo a lembrança neste post. Vivi esssa epoca e sinto saudades, mas nada que me impeça de viver bem nos dias de hoje. mas valeu por lembrar.
    Francisco Ferreira

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!