segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um questão de escolha

Uma rápida pesquisa nos noticiosos locais e temos acesso a números alarmantes de acidentes de transito em Esperantina e região – ou na grande Esperantina, como querem os grandiloqüentes - cof, cof - agentes da notícia local.

São dezenas de acidentes causados por imprudência, irresponsabilidade e mesmo descaso. Isso sem mencionar os casos de maus motoristas que estacionam em locais proibidos, dificultam o tráfego ao parar no meio da rua para falar com outros motoristas e toda sorte de crimes previstos nas leis de trânsito. Tudo isso em plena luz do dia, em qualquer rua da cidade.

Porque isto acontece aqui? Silêncio como resposta. Muito se falou em municipalização do trânsito, mas e quem cuidaria dele se não temos guardas de trânsito qualificados? Os semáforos – coitados – abandonados como estão, não servem sequer para pendurar faixas convidando para os inúmeros fóruns municipais.

A única iniciativa não governamental, a Campanha de Educação para o Trânsito, popularizada como Os Amigos de Ritinha, apesar de aplaudida e incentivada no início, foi sacrificada ainda no nascedouro, foram desconsideradas as visíveis conquistas. As causas que levaram à criação da campanha continuam e ainda piores. De nada adianta ressuscitá-la se não houver manifestações por parte expressiva da população, não apenas um pequeno grupo de pessoas. E por manifestações de apoio entendo que não bastam tirar fotos com os participantes e patrocinar faixas!

Exercer cidadania não é apenas cobrar cartão de benefícios! É também participar do cotidiano da cidade, solicitando melhorias e tomando parte nas mudanças. Falta à população maior engajamento em causas como esta. Sair da sombra, deixar a água fresca e cobrar serviço a quem de direito responde por isto.

Se assim não agirmos, viveremos continuamente a lamentar acidentes e mazelas pelas esquinas da vida, nos noticiosos de plantão. É hora de optar por ser águia ou galinha*: a escolha é sua.

Um comentário:

  1. Contínuo achando que o verdadeiro problema do trânsito de esperantina mora na falta de bom senso (leia-se educação / noção) dos usuários. Tem gente que sonha andando de motocicleta e quando acorda já compra uma biz e sai por aí "zanzando", as vezes mais preocupado em mostrar seu veículo do que propriamente em conduzi-lo. 'A ignorância é audaciosa' se não se sabe nem o que é certo/errado imagine reconhecer o erro! Me parece que no jogo da vida em esperantina andar na contra mão ganha ponto e pilotar motocicleta embriagado "aumenta o life". O oco da cabeça de muita gente aqui não é culpa de semáforo não!

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!