sexta-feira, 19 de junho de 2009

Blackout nosso de cada dia

Ainda não consigo entender como o governo quer estabelecer a tal universalização do acesso e uso da energia elétrica, o populareco Luz para todos. Tudo seria mil maravilhas, SE as empresas fornecedoras de energia elétrica pudessem manter o fornecimento sem maiores problemas, como as famigeradas oscilações de energia, que a cada dia nos prega mais um susto. Ontem, quinta-feira, a energia elétrica da cidade (que não é lá essas coisas) foi suspensa por breve período, voltou e finalmente foi-se pakasadukarai. Tchau internet, bate-papo, orkut.

Se as empresas não conseguem sequer manter um funcionamento próximo do normal nas cidades, fico a imaginar quando o tal programa atingir 100% da zona rural. Ao invés de "levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar (palavras retiradas do site do programa)" as familias da zona rural serão apresentadas à ineficiência e insconstância nos serviços de fornecimento de energia.

Sem contar com desagradáveis suspresas no final do mês quando a conta chega. Muitos dos que aplaudem de pé uzomi qui truxeram a luiz, passam a reclamar da conta de luz. Não é para menos. Estão mal acostumados a receber esmolas oficiais sem dar nada em troca (como não? E os votos? Diria o incrédulo. Mas... deixa pra lá). Enquanto isso, o restante da população que trabalha para pagar os impostos... sifu.

Como disse o cara: no princípio era a verba. E com a verba veio a luz. E após a luz veio o corte da luz. Por falta de pagamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!