terça-feira, 20 de novembro de 2012

É melhor se trumbicar

Imagem: Banco de imagens internet.


Segundo a Lei Nº 9.612/98, que instituiu o serviço de radiodifusão comunitária e dá outras providências, denomina-se Serviço de Radiodifusão Comunitária a radiodifusão sonora, em freqüência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço. (grifo nosso).

Ou não entendi direito ou nos grifos há claramente a recomendação de não efetuar a cobrança de dinheiro pelos serviços prestados. Como assim? Querem me fazer acreditar que aquele mundaréu de anúncios de festas, serestas, propagandas de comércios é tudo digrátis?

Dia desses, sem nada útil para fazer, resolvi ligar o rádio para ouvir a programação local. Sim, pois apesar da legislação limitar o alcance, algumas delas são ouvidas a vários quilômetros de distancia e pude ouvir um festival de horrores.

A formação profissional de locutores é melhor nem citar. Para ficar somente em um exemplo, em um jornalistico local, daqueles que só lêem o que saiu na imprensa, tudo ali, prontinho somente para o ouvinte deglutir, um cidadão fazendo as vezes de radialista não conseguia pronunciar mais que quatro palavras sem tascar um Né? E assim, aos trancos e barrancos prosseguia. Se não há fins lucrativos, então eles perdem um tempo considerável praticando boas ações, pois a cada dez minutos de programa outros 20 são dedicados à propagandas, em sua maioria convites para festas. Inclusive lembro de uma destas rádios ditas comunitárias que tem contrato assinado e tudo com ente público, com cobrança mensal de valores pela prestação de serviços. Não pode cobrar pelos serviços? Sei.

Em parte, o grande apelo para o funcionamento das rádios “comunitárias” é dar suporte ao Proselitismo religioso ou apoio a chefetes políticos. E pensar que ainda tem quem lute insistentemente pela sobrevida deste tipo de comunicação que teve inicialmente boas intenções, mas que na atualidade deixa muito a desejar aos objetivos iniciais, basta acompanhar a programação de qualquer delas. Melhor mudar de estação e amplitude.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!