terça-feira, 3 de abril de 2012

Se ninguém reclama, tudo bem então.


Tudo bem que esteja lá no hino que Esperantina é território bendito e ordeiro e tal, mas parece mesmo que o que havia de ordeiro há muito foi ultrapassado e hoje a cidade é refém do comodismo, nos mais diversos aspectos do cotidiano. Tudo que vem ou é feito aqui fica bom e se não for bom também fica bom.

Imagem: fayerwayer.com.br

 Além de diversos outros casos que retratam o comodismo local, cito o caso daquele banco que recentemente mudou de localização. Foi mais uma promessa que não deu certo, mas fica tudo bem, ninguém reclamou.

O atendimento por lá continua a maravilha de sempre. Na área externa os caixas eletrônicos nos dão uma vasta gama de opções: podemos ficar bons 20~40 minutos em uma fila e sermos presenteados com o aviso de que não há mais grana; também temos a opção ter o já minguado limite para saques diminuído sem qualquer aviso ou desfrutar a deliciosa situação em que a máquina simplesmente dá um tilt e sobrar como opção somente enfrentar outra fila, assim o ciclo se repetindo até que a paciência esgote ou se consiga atendimento, mas tudo bem, ninguém reclamou.

Desde a inauguração o banco é sucesso de visitação, desconfio até que desbanque a cachoeira do urubu como atração turística. Mas de nada adiantou enfileirar uma porção de caixas eletrônicos se na maior parte do tempo alguns ou a maioria apresenta problemas das mais variadas dimensões. A impressão que fica é que tudo não passou de um arranjo mal-amanhado; pegaram uns caixas pebinhas, deram uma mão de tinta e tchaaannn... tudo novo, palmas. Mas ficou bom, afinal, ninguém reclamou.

Tudo isso sem mencionar a desenvoltura com que agentes de crédito transitam pelas dependências do banco ofertando serviços de empréstimos, como se já não bastasse o barulho infernal das empresas financeiras nas propagandas volantes, no rádio, na internet. Mas novamente, se ninguém reclama...

Aqui funciona assim:
Olha a lama na rua! Silêncio.
Olha a falta de energia! Silêncio.
Olha a zorra no trânsito! Silêncio.
Olha a praça escura! Silêncio.
Olha, este ano não vai ter a festa da semana santa!
- Que absurdo!
- Era o único lazer que os jovens tinham!
- Onde estão nossas autoridades?
- Falta de respeito com o cidadão!
- Dextá! Mar nóis disconta nas inleição!
- ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!