quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A magia está no ar


O melhor do brasil é o brasileiro. Isso já foi dito à exaustão. E o melhor do ano?

O melhor do ano é justamente o final do ano. E não fica somente por conta do 13º e recesso. O melhor só fica mesmo é para o final, quando a assombração personificada pelo festejado espírito natalino percorre lares e demais edificações a contagiar as pessoas.

Em dezembro, já nos estertores do ano a plebe lembra ou é lembrada a partilhar com os seus, dividir alegria e presentes com aqueles que lhes são próximos ou ainda, dominadas pelo espírito temporão se entregam à árdua tarefa de ajudar os que mais necessitam, como se no restante do ano a ajuda não fosse bem vinda, mas deixa prá lá. É natal e fim de ano, uhuuu...

É sempre assim. Iniciam o ano entregues à esperança de se dar bem e participar do maior número possível de festividades, passam a semana dedicada à gastronomia de esfalfando de comida, planejam férias no meio do ano e ficam aguardando os festejos de setembro. Passados estes ficam na expectativa das festas do final do ano. É tome bondade então. Armam-se com a melhor cara de bobo que conseguem e passam a planejar boas ações. Vêem à lembrança as pessoas carentes, aquelas... desprovidas de condições mínimas para a sobrevivência mas que só ganham visibilidade agora ou durante as campanhas eleitorais. Ho, ho, ho, hoooo... presentes para enganar a fome e as vicissitudes da vida, porque não?

Tem também o espetáculo das luzes. Ah, as luzinhas dos pisca-piscas. Natal sem pisca-pisca não é natal, diz o samaritano de fim de ano. Como não lembrar das luzes? Um verdadeiro espetáculo em nossa cidade. Ruas, avenidas, árvores, varandas... não importa o lugar, o importante é mostrar aos outros que o natal é um período lindo, mágico, onde se respira felicidade e encanto. Aahhh... Nababescas estruturas montadas para incomodar encantar os olhos nos remetem aos cenários montados em outras cidades do restante do país, as mais desenvolvidas, claro. É mesmo que não estar vendo. A quem já se deu ao trabalho de andar pela cidade conferindo a decoração: não parece que estamos em outro mundo? Horrores gastos em estupendas decorações emocionam ao mais rude dos seres.

Sim, o final do ano é lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!