terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Grande Esperantina


Imagem: Arquivo/01

Ah! Grande Esperantina. Cantada em verso e divulgada em prosa como a terra em que se plantando tudo dá, continua sendo uma promessa utópica. Em um período em que tanto de alardeia a melhoria na qualidade de vida das pessoas, da importância do verde em contraponto ao cinza do cimento que ameaça dominar e enfear tudo ainda nos deparamos com situações incoerentes.
Imagem: Arquivo/02

Enquanto se envidam esforços para caçar talentos a peso de ouro, outras áreas mais, digamos assim, essenciais ao dia-a-dia como a conservação de praças de que é exemplo a Diógenes Rebelo continuam desassistidas. Os bancos que ainda restam estão aos pedaços, lixo acumulado, mato (é vegetação, neste caso), entulhos de obras, sujeiras diversas que atraem urubus, ausência de lixeiras são alguns dos males de que padece a maltrapilha praça. Não deve ser esquecido que a única biblioteca pública que não por acaso se localiza na dita praça encontra-se fechada há meses.
Imagem: Arquivo/03

As praças, espaços urbanos projetados e pensados como pontos de encontro, descanso e lazer para os habitantes das zonas urbanas visam também suprir a falta de árvores nas cidades e em especial a nossa, onde o crescimento se dá em detrimento das áreas verdes.
Imagem: Arquivo/04

As demais cidades do estado, por minúsculas e carentes que pareçam mantém suas praças em razoável estado, sabedores que são da inegável sensação de bem-estar que uma área arborizada proporciona em comparação com outra desprovida de vegetação. E tratando-se de lugar com clima quente como aqui a importância das praças se torna ainda maior. Mas praça limpa e bem cuidada requer maiores cuidados que varrimento e meio fio espetacularmente branco. E o que temos para cuidar de tão importante área? Apenas uma tímida iniciativa, uma diretoria de meio ambiente com parcos recursos e poderes limitados enquanto entidades de iniciativa coletiva gozam de simpatia e crescente apoio no aporte de verbas.
Imagem: Arquivo/05

"Ora, a praça não deve ser conservada porque é uma paisagem notável. Mas simplesmente – e basta – porque é uma praça." Paulo Affonso Leme Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!