segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um passeio pela cidade

Seguindo o oba-oba, proponho o Dia Municipal das Autoridades Sem Automóvel. Isso mesmo. Quero vê-los caminhando pelas ruas da cidade. Além de ser ecologicamente chato pra caramba correto, né? Seria o primeiro passo para ter direito a um lote no paraíso, de frente para o grande trono, sem ter que se preocupar com o mal cheiro de algum matadouro, como em certa cidade... da Ucrânia, se não me falha a memória.
Imagem: http:www.diariosp.com.br


Como tarefa inicial, eles deveriam andar a pé pela avenida-rio. Do fundo do coração, gostaria de vê-los andando pela calçada do DETRAN e, sem molhar os pés, chegar à calçada do colégio do outro lado da esquina, atravessar aquele retorno largo próximo a rodoviária, sem sinalização e com os veículos trafegando loucamente, sem indicar para que lado seguirão. Adoraria vê-los pisando nas pedras do passeio da avenida sem que algum respingo de lama os importunasse. Que eles não se satisfizessem com este pequeno passeio e resolvessem andar pela rua do fórum, iniciando pelo cemitério e descendo a rua na contramão – estão a pé, lembram? Nas proximidades da churrascaria da grande cerveja seria interessante que encontrassem ao menos um carro a toda velocidade - como de costume - que os apresentassem à ducha de lama que o eleitorado bem conhece. Aos mais corajosos recomendaria ainda um passeio pelas ruas enlameadas dos bairros mais afastados do centro da cidade, para que estes verificassem o quanto mudaram desde a última vez em que lá estiveram, uma poça aqui, um córrego ali, umas pedrinhas para pisar acolá.

Ao final do dia, certamente sairiam medidas para resolver esta situação, que os populares enfrentam todos os dias, mas que os dignos não percebem porque lama não atravessa vidro de veículos.

Um comentário:

  1. engraçado, eu tb já tinha pensado nisso... perfeito!!
    ps.: aquela rua do cervejão fica cheia de água (lama) até no verão...

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!