terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A sorte está lançada

Imagem: brasilhawaii.com


O título que encima o presente texto, em latim Alea jacta est: A sorte está lançada, teria sido eternizada na História por Júlio César ao atravessar com suas legiões o rio Rubicão para enfrentar a crescente influência de Pompeu em Roma, em um golpe que lhe renderia o total controle sobre a cidade eterna, da qual se tornaria ditador vitalicio, por volta de 49 a.C.

Transpondo para o presente as palavras do grande general romano é uma boa descrição do momento na cidade de Esperantina, quando o poder executivo troca de mãos e a nova administração tem pela frente grandes desafios. A sorte está lançada. O que está por vir dependerá e muito do modo como o município será conduzido nos próximos anos.

Assistiremos nos próximos meses a um festival de lamúrias, disse-me-disse, de expectativas quanto ao cumprimento de tudo o que foi prometido à população durante o período eleitoral e que fez dos ora empossados os vencedores do certame, pelo voto popular.

A sorte está lançada, mas que a administração não se apegue somente a ela para conduzir o destino dos cidadãos. Tal qual o general romano, se faz necessário que o gestor mantenha sob estrita observação seus legionários comandantes, para que o mesmo fato que encerrou o governo do grande general não venha a acontecer simbolicamente por aqui, resultante do duelo de egos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!