sábado, 4 de setembro de 2010

E a Democracia, quem diria, é isto então?


Democracia, direitos e povo são algumas das palavras do dia. O chato é que no período eleitoral a democracia nivela a sociedade, manietando-a. Somos convocados a fortalecer a dita democracia, votando. Melhor seria se a mesma democracia também servisse para, por exemplo, amenizar as discrepâncias e mazelas sociais. Bem entendido que esta opção não passaria necessariamente pela esmola oficial para tanto.

Do sossego do lar somos sujeitados a ouvir barulheira infernal, onde determinadas pessoas alardeiam suas qualidades e esquecem os defeitos. Prometem alterar o cenário econômico, social, enfim, todos os aspectos possíveis. Democracia deve ser isto então.

Uma vez violada a paz no lar, procuramos então distração na TV e lá estão os ditos com o mesmo falatório. Maldição - penso – temos que esperar mais tempo para assistir os programas favoritos. Mas enfim, isso é democracia.

Para que o sono não entorpeça antes de ver algo interessante na TV temos a opção da internet. Mas algum chato gênio resolveu enviar pelo email mais propaganda eleitoral, mais do mesmo. O desespero bate. Não é possível! O último refúgio foi violado. Se tentamos ler algo para distrair nos webjornais/blogs, matérias disfarçadamente tendenciosas nos fazem ver que o pleito que se aproxima é apenas para “cumprir tabela”, quase WO.

Ah! A democracia deve ser isto mesmo: o direito de não escolher o que ouvir quando se quer silêncio; assistir chatices ludibriantes ao tempo em que queríamos distração para as agruras do dia-a-dia; acessar a rede mundial e ver que sua caixa de emails repleta de e-lixo promocional dos postulantes.

Enfim, nada como viver em um país democrático! 

Um comentário:

  1. o pior é que de tres em tres anos isso acontece. Isso ja é tortura.

    ResponderExcluir

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!