terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dia Mundial sem carro

Imagem: mobilicidadejf.com.br.

A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem estar da sociedade.

Aqui, como não poderia ser diferente, se trata apenas de mais uma data, nada há para comemorar. A intenção seria que as pessoas se dirigissem ao trabalho ou outras atividades utilizando bicicletas, mais um sonho destruído.

Aqui, nesta terra de ninguém é cada vez mais rara a presença de bicicletas no trânsito, substituídas que foram pela voracidade da vida moderna, que requer cada vez mais velocidade para executar as coisas de sempre, mas tem que andar rápido. Quando um pai diz: - menino, vai lá na panificadora. Zuuuummm. Dois minutos depois lá está o garoto de volta da panificadora que fica logo alí na esquina, mas a moto era necessária para "tirar onda" com a geral.

Se no passado a população se utilizava de bicicletas em seus deslocamentos diários, hoje os veículos automotores vieram para diminuir distâncias é verdade, mas também para criar novos problemas, como os vistos por quem se aventura a andar pelas ruelas da cidade.

Hoje quem ainda se aventura a se deslocar pela cidade em bicicleta encontra uma concorrência feroz com os abilolados em seus bólidos. A cada esquina o perigo espreita acima de tudo, os ciclistas agora tem menos locais para guardar suas bicicletas, pois os bicicletários, aquelas estruturas utilizadas para estacionamento sumiram da cidade, a exemplo daqueles localizados em frente ao mercado público local. E se ainda algum persiste instalado é inutilizado para os ciclistas, pois outros veículos lhe tomam a frente e o espaço, tudo isso aos olhos complacentes das autoridades que poderiam fazer algo pela causa, mas preferem a omissão vergonhosa.

Mais uma vez o silêncio é a única resposta aos anseios da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!