quinta-feira, 6 de março de 2014

O ocaso do meio ambiente

Em rápido passeio pela zona rural de Esperantina podemos observar aqui, ali e acolá que proliferam pequenos açudes e barragens, preparados por pequenos proprietários (alguns nem tanto) à guiza de criatórios de peixes, como forma de implementar a renda ou mesmo torná-la fonte principal de recursos para o próprio sustento.

O desenvolvimento da piscicultura no município é acentuado e reconhecido em nível estadual, mas como todo progresso baseado em lucratividade, o aqui observado chega atropelando regras. Paisagens naturais são transformadas em nome do empreendedorismo local. Cursos d'água temporários e que antes circulavam por várias propriedades antes de desaguar no rio, agora são interrompidos aqui e ali para encher depósitos de água e os bolsos de dinheiro, levando mais tempo para apresentar filetes de água e só então correr seus cursos quase normais e ainda sob o risco de as chuvas acabarem e as águas não correrem o suficiente para prover o rio, sem que se verifique qualquer maior preocupação com os impactos ambientais, deixados à posteridade como triste presente às gerações futuras.
Imagem: Arquivo pessoal. Um dos inúmeros exemplos
de destruição do meio ambiente e falta de fiscalização.


Por onde andam as pessoas que deveriam zelar pelo meio ambiente no município, entre ambientalistas que não denunciam e a secretaria municipal do meio ambiente com seus comissionados que não fiscalizam? Não teria a secretaria municipal do meio ambiente por finalidade coordenar, controlar e executar as atividades relativas à politica municipal do Meio Ambiente no âmbito do município? O município possui politicas de conservação do meio ambiente?

Torna-se fácil alardear as belezas do município, tomando como obras próprias o que a natureza presenteou a estas terras. Cuidar para que estas belezas se perpetuem já é outro papo, trabalhoso e sem maiores dividendos políticos, uma das sequelas da divisão de cargos públicos por critérios políticos e não técnicos.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!