terça-feira, 19 de maio de 2009

E viva os dias temáticos!

Aproveitando a deixa do “noticiário” local, aproveito para escrever um pouco sobre os dias temáticos e sobre como eles nos deixam com a sensação de que alguém faz algo em prol de uma causa humanitária. O chato é que logo após aquele momento, o dia em si, tudo volta a ser como era antes. Tem-se um dia de foguetório, discursos inflamados, promessas incumpríveis e tudo o mais que possa ser aproveitado como projeção midiática. Terminado o evento é hora de recolher as bandeiras e guardá-las à espera do próximo ano, com os mesmos problemas.

A proposta de tais manifestações é promover o debate sobre tema específico, como o Dia de Combate a Exploração Sexual na cidade de Esperantina, realizado na segunda feira com passeata. Sabemos que o problema existe em Esperantina, porém, não vemos o combate no dia-a-dia. De concreto mesmo o que fica é somente a certeza de que no próximo ano haverá outra manifestação.

Por conta destes dias temáticos a cidade de Esperantina é motivo de chacota nacional pela criação do Dia Municipal de Debate sobre o Orgasmo. Não porque seja mais um dia inútil de propostas vãs, mas porque a idéia veio de uma pequena cidade do interior, das ‘brenhas’, como dizemos por aqui e o tema ainda é taxado de tabu por nossa sociedade hipócrita. Brasil afora, há muitos dias temáticos que poderiam merecer escárnio como Dia do Amigo, Dia do Orgulho Gay e tantos outros mais e, no entanto, isso não acontece.

Somos menos merecedores que o restante do país? Só espero que algum ser ocioso criativo não proponha a criação do Dia do Direito de Merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!