domingo, 20 de março de 2016

O tal Controle Social

Quando o Tribunal de Contas do estado do Piauí realizou nestas terras de ninguém o Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante – ufa! – no período de 17 a 19 setembro de 2015 surgiu uma pequenina luz no fim do túnel. Logo após o mesmo tribunal divulgou orgulhosamente em sua página de internet ter formado mais de 500 controladores sociais no período, visando o fortalecimento do controle social.

O encontro foi um passeio pelas várias áreas da administração em que o cidadão pode exercer seus direitos de fiscalizar, com vistas a melhorar o emprego do erário e melhorar a vida dos cidadãos.

Apesar da boa intenção, o que mais se viu foi alunos de universidades em busca de certificados para completar exigência em carga horária. No mais, poucos outros para aparecer nas fotos e alguns poucos relativamente interessados em adquirir conhecimentos para utilizá-los quando oportuno.

O melhor medidor da eficiência destes cursos se pode ver no acompanhamento das prestações de contas mensais dos poderes executivo e legislativo do município, como se verifica na foto abaixo.
Imagem: Arquivo do Blog.

Por aqui essa modinha de controle social é exercido em sua quase totalidade por meios de comentários e likes nas redes sociais, nas esquinas, botecos e onde mais houver aglomeração de pessoas. E fim de papo. Melhor não mexer com “us pexe grandi”, afinal, da mansidão e quietude do cidadão pode surgir um cargo  e uns caraminguás quaisquer mais à frente.

Devem considerar bem trabalhoso folhear balancetes de prestação de contas, melhor esperar que um – cof, cof – jornalista local publique algo que ouviu alguém comentar que poderia estar acontecendo e ai sim, a participação popular se dará em peso. E viva o parasitismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!