quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nacionalismo eventual

Correm boatos – até o momento não passa disso – de que neste ano de 2013 não ocorrerão os desfiles cívicos em comemoração à independência do Brasil. Muito mi-mi-mi de quem sequer apreciava a data e outros setores da sociedade, mas o fato é que há muito tempo os desfiles deixaram de ser cívicos e passaram a ser encarados pelo alunado apenas como uma extensão das atividades escolares fora da sala de aula, tal o desestímulo demonstrado pela maioria.
Imagem: www.uniaonorte.com

Alguns anos passados realmente havia empolgação e certo empenho para realização do evento, mas aos poucos a data e o evento em si começaram a se transformar em espécie de desfile de escola de samba, com suas alas de adereços, fanfarra e outros, a bandinha marcial com o eterno batuque: toma-limonada-pra-acordar-de-madrugada e um detalhe que confesso não entendo: um corneteiro que não entende bulhufas do instrumento, soando algo sinistro de tempos em tempos.


Ademais, ultimamente os desfiles se tornaram ocasião para apologia a políticas, digamos... popularescas e demagógicas. Antes um pequeno espetáculo, agora um circo de horrores, exaltação de um nacionalismo que não resiste às notícias da imprensa sobre política, segurança pública e outras mazelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. Antes de comentar, lembre-se: sou perigoso, tenho uma pá e um quintal grande!